Jateamento com Granalha

A essência de um bom revestimento anticorrosivo e de uma boa pintura, seja ela uma pintura industrial ou uma pintura anticorrosiva, é sem dúvidas a preparação do substrato.
Contamos com equipamento e mão de obra especializados  para o tratamento de superfícies. O jateamento com gralha executado pela Montglass serviços em fibras, proporciona redução de custos com pinturas industriais, pinturas anticorrosivas e revestimentos anticorrosivos, visto que, uma vez executado um bom jateamento e bom tratamento da superfície a durabilidade de qualquer serviço deste tipo se torna infinitamente maior do que sem jateamento.
Realizamos jateamento com granalha em nossa empresa e também no local solicitado pelo cliente.

O que é jateamento com granalha?

O jateamento com granalha é um sistema de limpeza industrial que utiliza ar comprimido em alta pressão e pequenas partículas de aço (as chamadas granalhas) para limpar e tratar superfícies de aço carbono e aço inox, entre outras diversas utilizações.

Como é usado o jateamento com granalha?

O jateamento com granalha é utilizado em diversos segmentos, como por exemplo indústrias químicas, alimentícias, farmacêuticas e muitas outras. São muitos os segmentos que utilizam jateamento com granalha em seus processos de limpeza e tratamento de superfícies. 

Em todos esses segmentos, o jateamento pode ser feito em peças e estruturas metálicas interna e externamente. Uma de suas vantagens é que a granalha necessita apenas de um compressor de ar e um vaso compressor, portanto, o serviço pode ser feito tanto num cliente como no galpão da empresa?

O cliente pode mandar as peças, tanques, estruturas, enfim, o que quer que seja necessário jatear, para nossa empresa, ou podemos fazer no local do cliente, mobilizando nossa equipe e ferramentas para realizar o serviço de acordo com as necessidades do contratante.

Quais os tipos de jateamento com granalha?

O serviço de jateamento com granalha é muito útil e muito versátil. Sendo assim, há diversos tipos de jateamento de acordo com a necessidade do cliente.

Existe jateamento com granalha para pinturas, limpeza, apenas de superfícies, há jateamentos para se obter perfil de ancoragem. Então, o que determina o tipo de jateamento com granalha é a necessidade de se obter rugosidades diferentes em cada material. 

Há inclusive padrões e tipos de jateamento com granalha como Sa 2 1/2 e meio e Sa3 metal branco. Existe também o jateamento comercial comercial que é mais voltado para pintura. 

Qual a diferença entre jateamento de aço, ferro, vidro e areia?

As diferenças entre jateamento de aço, ferro e vidro são os substratos utilizados. Ou seja: podemos executar serviços de jateamento com granalha em substratos de aço carbono, aço inox, ferro e vidro. Já o jateamento com areia é proibido pela norma CETESB.  

Os materiais utilizados em jateamento com granalha são granalhas: pequenas partículas de aço. Elas são divididas em várias espessuras, pois cada partícula oferece um grau de rugosidade e uma abrasão diferente. 

Temos as granadas mais finas e as mais grossas, sendo as mais finas utilizadas para serviços que requerem menor grau de rugosidade e menor abrasão, como limpezas ou pinturas, e as granalhas mais grossas, utilizadas em serviços que requerem maior rugosidade e abrasão, como granalhas utilizadas em jateamento para revestimento anticorrosivo. 

As granalhas mais grossas vão o tempo diminuindo se tornando em partículas menores, podendo ser reutilizadas mais vezes. 

Como é prestado o serviço de jateamento com granalha?

Serviço de jateamento com granalha é prestado de acordo com a necessidade do cliente, ou seja, executado mediante a rugosidade e abrasão que o cliente precisa. O serviço pode ser executado tanto no local do cliente determinar - como em obras, por exemplo - ou no galpão da empresa: o cliente transporta as peças até o galpão da empresa e nós fazemos o jateamento aqui. 

Em média quanto custa o serviço de jateamento com granalha?

Normalmente, o serviço de jateamento é prestado e cobrado por metro quadrado, mas há casos na qual a dificuldade para se jatear é maior, o que causa uma variação do preço e também no tempo de execução, ou seja, influenciando o prazo de entrega do serviço finalizado.  

Além disso, o serviço de jateamento com granalha pode ter variações de custo devido ao local onde será feito de jateamento, pois pode implicar em transporte, hospedagem e alimentação da equipe. No caso, por exemplo, de um serviço feito em uma obra em outro estado, os custos serão maiores. 

Outras variáveis que influenciam o custo do serviço são:

  • Tipo de superfície
  • Dureza da superfície
  • Se a superfície está limpa e seca
  • Grau de rugosidade necessária
  • Grau de abrasão necessária
  • Tempo de execução do serviço 
  • entre outras.

É possível ter uma ideia de custo de um jateamento com granalha na qual o cliente traz uma chapa, por exemplo. Vamos supor que é uma chapa de aço carbono com perfil de ancoragem com rugosidade Sa 3 ao metal branco: é um trabalho de alta rugosidade em numa chapa de aço carbono limpa e seca. Neste caso, podemos cobrar em torno de 40 a R$ 50 por metro quadrado. Este é o preço normalmente praticado pelo mercado. 

O que é uma cabine de jateamento com granalha?

As cabines de jateamento com granalha são estruturas utilizadas para que a granalha não se perca ao se espalhar. 

Como dissemos, o jateamento com granalha é feito à base de ar comprimido, que sopra essas pequenas partículas que são um pouco maiores que grãos de areia. 

Portanto, ao soprar essa granalha contra a superfície que está sendo jateada, elas batem com e se espalham pelo ar, depois caindo no chão. As cabines de jateamento são utilizadas para preservar esse material, que vai ser reutilizado novamente.

As cabines de jateamento podem ser pequenas, para peças pequenas a serem jateadas, onde o operador conduz com jateamento dentro dessa cabine, ou podem ser cabines grandes, para o jateamento de tanques, peças grandes e estruturas metálicas. Seja qual for o tamanho, as cabines de jateamento possuem a finalidade de recuperar a granalha para sua reutilização.

O que uma empresa de jateamento com granalha pode oferecer?

Uma empresa de jateamento com granalha pode oferecer serviços de limpezas em superfícies de aço carbono, concreto, aço inox, entre outros substratos. Pode também oferecer o pré-tratamento com jateamento com granalha: neste caso, o jateamento é executado antes para preparar o material para outro serviço, como pintura, revestimento anticorrosivo com fibra de vidro, aplicação de tinta epóxi, entre outros materiais que podem ser utilizados após o jato. 

Isso permite que o material tenha a maior aderência à tinta utilizada, quando em superfície não jateada tende a soltar. Quando você realizar um jateamento antes de aplicar revestimentos, a aderência e a durabilidade da peça é muito superior. Sendo assim, o jato pode oferecer também uma maior vida útil a equipamentos industriais, além de maior durabilidade a pinturas e revestimentos.

Quando se trata de revestimentos anticorrosivos com fibra de vidro e em superfícies de aço carbono, o jateamento com granalha é a alma do serviço! Para se ter ancoragem e aderência total, é obrigatória a utilização de jateamento com granalha: só assim os materiais envolvidos - aço carbono e a fibra de vidro - vão se fundir, o que é feito através da rugosidade propiciada pelo jateamento.  

Na prática quais são as utilizações do jateamento com granalha. Pintura. Limpeza para abrasão e polimento?

Na prática, as utilizações do jateamento com granalha mais comuns são em equipamentos como estruturas de metal e tanques em aço carbono. Isso se deve à capacidade do jato de preparar a superfície para o tratamento seguinte: revestimentos anticorrosivos com fibra de vidro, pinturas industriais, pinturas com epóxi e pinturas com PU, por exemplo. Todas esses tratamentos ganham maior durabilidade e maior vida útil em superfícies já jateadas, pois a aderência e a fusão dos materiais é muito superior. 

O jateamento com granalha em tanques rodoviários confeccionados em aço carbono é obrigatório por norma. A norma que rege esta situação é o RTQ-36, que prevê que antes do revestimento anticorrosivo com fibra de vidro, a superfície do tanque tem que estar chateada com granalha, para que o revestimento tenha aderência no substrato. 

Na prática, o serviço de jateamento com granalha para limpeza Industrial é bastante comum, sendo no jateamento com granalha aplicado em pisos, chapas, equipamentos como tanques de estruturas metálicas que estejam com ferrugem, incrustações e resíduos. Dessa forma, o jateamento visa tratar e limpar essas superfícies, tornando-as úteis novamente para sua finalidade.